Procedimentos e Especialidades > Cirurgia de Joelho > Prótese Total de Joelho
knee_anatomy_intro01

Prótese Total de Joelho

Prótese total de Joelho

Se o seu joelho é severamente danificado pela artrite ou lesão , pode ser difícil para você realizar atividades simples , como caminhar ou subir escadas . Você pode até começar a sentir dor enquanto você está sentado ou deitado.

Se os tratamentos não-cirúrgicos , como medicamentos e usando suportes para caminhadas não são mais úteis , você pode querer considerar a cirurgia de substituição total do joelho. Cirurgia de substituição articular é um procedimento seguro e eficaz para aliviar a dor , corrigir a deformidade da perna, e ajudá-lo a retomar suas atividades normais .

A cirurgia de Prótese Total de Joelho (PTJ) foi realizada pela primeira vez em 1968. Desde então, melhorias em materiais cirúrgicos e técnicas têm aumentado consideravelmente a sua eficácia. A PTJ é um dos procedimentos de maior sucesso em toda a medicina. De acordo com a Agência de Investigação de Saúde e Qualidade , mais de 600 mil substituições de joelho são realizadas a cada ano nos Estados Unidos .

Se você apenas começou a explorar as opções de tratamento ou que já decidiu fazer cirurgia de substituição total do joelho , este artigo irá ajudá-lo a entender mais sobre este procedimento valioso.

Anatomia







 

Anatomia do joelho normal .

O joelho é a maior articulação do corpo e é necessário os joelhos saudáveis para executar a maioria das atividades diárias.

O joelho é composto da extremidade inferior do fémur ( fémur ) , a extremidade superior da tíbia ( tíbia ) , e a rótula ( patela ) . As extremidades destes três ossos onde eles tocam são cobertas com cartilagem articular , uma substância lisa que protege os ossos e que lhes permite mover-se facilmente .

Os meniscos estão localizados entre o fêmur e a tíbia . Estas cunhas em forma de C agem como " amortecedores " da articulação.

Os grandes ligamentos seguram o fêmur e a tíbia juntos e proporcionam estabilidade. Os músculos da coxa longos dão a força do joelho.

Todas as superfícies restantes do joelho são cobertas por um fino revestimento chamado de membrana sinovial. Esta membrana libera um fluido que lubrifica a cartilagem , reduzindo o atrito praticamente a zero num joelho saudável .

Normalmente , todos estes componentes trabalham em harmonia . Mas a doença ou lesão pode perturbar esta harmonia , resultando em dor, fraqueza muscular e função reduzida.

Causas

A causa mais comum de dor crônica no joelho e incapacidade é a artrite . Embora existam muitos tipos de artrite , a maior dor no joelho é causada por apenas três tipos: osteoartrite, artrite reumatóide e artrite pós- traumática.

• Osteoartrite . Este é um "desgaste " tipo relacionada à artrite pela idade . Ocorre geralmente em pessoas com 50 anos de idade e mais velhos , mas pode ocorrer em pessoas mais jovens também. A cartilagem que amortece os ossos do joelho se desgasta. Os ossos com atrito no movimento acabam causando dor e rigidez no joelho .
• A artrite reumatóide . Esta é uma doença em que a membrana sinovial que rodeia a articulação fica inflamada e espessada . Esta inflamação crônica pode danificar a cartilagem e , eventualmente, causar perda de cartilagem , dor e rigidez. A artrite reumatóide é a forma mais comum de um grupo de doenças denominadas " artrite inflamatória . "
• Artrite pós-traumática . Isto pode seguir uma grave lesão no joelho . As fraturas dos ossos ao redor do joelho ou rupturas dos ligamentos do joelho podem danificar as cartilagens articulares ao longo do tempo , causando dor no joelho e limitando a função do joelho .

 

 

 

 

 

 

A osteoartrite muitas vezes resulta em osso esfregando em osso. Os osteófitos são uma característica comum deste tipo de artrite .

Descrição

A substituição do joelho ( também chamado de artroplastia do joelho ) pode ser mais precisamente chamado “resurfacing " , porque apenas a superfície dos ossos são realmente substituídos .

Há quatro passos básicos para um procedimento de substituição do joelho.

• Preparar o osso . As superfícies de cartilagem danificada nas extremidades do fémur e da tíbia são removidos juntamente com uma pequena quantidade de osso subjacente .
• Posicionar os implantes metálicos . A cartilagem removida e osso é substituído com componentes metálicos que recriam a superfície da articulação . Estas peças metálicas podem ser cimentadas ou com " press-fit " no osso .
• Patela. A superfície iarticular da patela ( rótula) é cortada e reconstruída com um botão de plástico . Alguns cirurgiões não protetizam a patela , dependendo do caso.
• Inserção do polietileno espaçador. Insere-se um plástico de grau médico espaçador entre os componentes de metal para criar uma superfície de deslizamento suave .

 

 

 

 

 

 

(Esquerda ) osteoartrite severa . (Direita) A cartilagem artrite e osso subjacente foram removidos e ressurgiu com implantes metálicos no fêmur e tíbia. Um espaçador de plástico foi colocado entre os implantes . O componente patelar não é mostrado.

É a substituição total do joelho indicada para você?

A decisão de ter de substituição total do joelho cirurgia deve ser uma decisão entre você , sua família, seu médico de família , e seu cirurgião ortopédico . O seu médico pode encaminhá-lo a um cirurgião ortopedista para uma avaliação completa para determinar se você pode se beneficiar desta cirurgia .

Quando a cirurgia é recomendada

Existem várias razões pelas quais o médico pode recomendar a cirurgia de substituição do joelho . As pessoas que se beneficiam de uma substituição total do joelho :

• O joelho que tornou-se curvou como resultado da artrite grave .
• Dor no joelho grave ou rigidez que limita suas atividades diárias , incluindo caminhar, subir escadas, e entrar e sair de cadeiras. Você pode achar que é difícil andar mais do que alguns quarteirões sem dor significativa e você pode precisar usar uma bengala ou andador
• Dor no joelho moderada ou severa enquanto descansa , seja dia ou noite
• Inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhora com o repouso ou medicamentos
• Deformidade do Joelho - uma curvatura para dentro ou para fora do seu joelho

• Ao não melhorar substancialmente com outros tratamentos, como medicamentos anti-inflamatórios , injeções de cortisona , injeções lubrificantes , fisioterapia, ou outras cirurgias

Os candidatos para cirurgia

Não há restrições de idade ou peso absolutas para cirurgia de substituição total do joelho.

Recomendações para cirurgia são baseadas na dor do paciente e incapacidade, e não a idade . A maioria dos pacientes que se submetem a substituição total do joelho são da idade de 50 a 80 , mas os cirurgiões ortopédicos avaliam seus pacientes individualmente. Substituição total do joelho foram realizados com sucesso em todas as idades , desde o adolescente com artrite juvenil para o paciente idoso com artrite degenerativa .

Avaliação Ortopédica

Uma avaliação com um cirurgião ortopédico é composto por vários componentes:

A história médica. Seu cirurgião ortopédico irá coletar informações sobre sua saúde geral e perguntar-lhe sobre a extensão de sua dor no joelho e sua capacidade de funcionamento.
Um exame físico . Isto irá avaliar o movimento do joelho, estabilidade , força e alinhamento geral perna.
Raios-X . Essas imagens ajudam a determinar a extensão dos danos e deformidade em seu joelho.
Outros testes . Ocasionalmente, exames de sangue, ou avançados de imagem , como uma ressonância magnética ( RM) , podem ser necessários para determinar a condição dos ossos e tecidos moles do joelho.

 

 

 

 

 

( Esquerda ) raio - x de um joelho normal, o espaço entre os ossos indica cartilagem saudável ( seta) . (Direita) Este raio - x de um joelho artrítico mostra grave perda de espaço articular e osteófitos (setas) .
Seu cirurgião ortopédico analisará os resultados da sua avaliação com você e discutir se a substituição total do joelho é o melhor método para aliviar a dor e melhorar a função . Outras opções de tratamento - incluindo medicamentos , injeções , fisioterapia, ou outros tipos de cirurgia - também serão considerados e discutidos.

Além disso, o cirurgião ortopédico irá explicar os riscos e complicações de substituição total do joelho , incluindo as relacionadas com a cirurgia em si e aqueles que podem ocorrer ao longo do tempo após a cirurgia potenciais.

Decidindo pela Prótese de Joelho do Joelho


Expectativas realistas
Um fator importante na decisão de ter cirurgia de substituição total do joelho é entender o que o procedimento pode e não pode fazer .

Mais de 90% das pessoas que têm de substituição total do joelho cirurgia irão experimentar uma redução dramática de dor no joelho e uma melhoria significativa na capacidade de realizar atividades comuns da vida diária. Mas a substituição total do joelho não vai permitir que você faça mais do que você poderia antes de desenvolver artrite.

Com o uso e atividade normal, cada implante de substituição do joelho começa a se desgastar em seu espaçador de plástico ( polietileno) . O excesso de atividade ou de peso pode acelerar este desgaste normal e pode provocar a substituição do joelho por soltar-se e tornar-se doloroso . Portanto, a maioria dos cirurgiões desaconselham atividades de alto impacto, como correr, correr , saltar , ou outros esportes de alto impacto para o resto de sua vida após a cirurgia.

Atividades realistas seguintes substituição total do joelho incluem caminhadas ilimitado, natação, golfe, condução, ciclismo, dança de salão e outros esportes de baixo impacto .

Com a modificação atividade apropriada , substituições de joelho pode durar por muitos anos.

Possíveis complicações da cirurgia

A taxa de complicações após a substituição total do joelho é baixo. Complicações graves, tais como uma infecção de articulação do joelho , podem ocorrer em menos do que 2 % dos pacientes . As principais complicações médicas, tais como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral podem ocorrer com menos frequência. As doenças crônicas podem aumentar o potencial de complicações . Apesar de incomum , quando ocorrem estas complicações, que podem prolongar ou limitar a recuperação completa .

Discuta suas preocupações completamente com seu cirurgião ortopédico antes da cirurgia.

Infecção. A infecção pode ocorrer na ferida profunda ou em torno da prótese . Pode acontecer enquanto estiver no hospital ou depois de ir para casa. Pode até ocorrer anos mais tarde. Infecções secundárias na área da ferida são geralmente tratados com antibióticos . Infecções grandes ou profundas podem exigir mais cirurgia e a remoção da prótese . Qualquer infecção em seu corpo pode se espalhar para a sua prótese.

Os coágulos de sangue . Os coágulos de sangue nas veias das pernas são a complicação mais comum da artroplastia do joelho ( trombose venosa profunda). Estes coágulos podem ser fatais se forem para os pulmões . Seu cirurgião ortopédico irá delinear um programa de prevenção , que podem incluir elevação periódica de suas pernas , exercícios de perna para aumentar a circulação, meias elásticas e medicamentos para afinar seu sangue.

Os coágulos de sangue podem desenvolver nas veias das pernas .

Problemas do implante. Embora os projetos de implantes e materiais , bem como técnicas cirúrgicas, continuam a avançar , as superfícies de implantes pode desgastar e os componentes podem afrouxar. Além disso , apesar de uma média de 115 ° de movimento ser alcançado após a cirurgia , a cicatrização do joelho podem ocorrer ocasionalmente , e o movimento pode ser mais limitado, especialmente em pacientes com limitação de movimento , antes da cirurgia .

Dor continua . Um pequeno número de pacientes continuam a ter dor após uma substituição do joelho . Esta complicação é rara, no entanto, a grande maioria dos pacientes apresentam excelente alívio da dor após a substituição do joelho.

Lesão neurovascular . Embora raro , o prejuízo para os nervos ou vasos sanguíneos ao redor do joelho pode ocorrer durante a cirurgia.

Preparação para Cirurgia

Avaliação Médica

Se você decidir ter cirurgia de PTJ, seu cirurgião ortopédico pode pedir-lhe para agendar um exame físico completo com o seu médico de família algumas semanas antes da operação. Isto é necessário para se certificar de que você está saudável o suficiente para realizar a cirurgia e concluir o processo de recuperação. Muitos pacientes com condições médicas crônicas , como doenças cardíacas, podem também ser avaliadas por um especialista , como um cardiologista, antes da cirurgia.

Testes

Vários testes , tais como amostras de sangue e urina e um eletrocardiograma , pode ser necessária para ajudar o seu cirurgião ortopédico planejar sua cirurgia.

Medicamentos

Informe o seu cirurgião ortopédico sobre os medicamentos que está tomando . Ele ou ela irá dizer-lhe quais os medicamentos que você deve parar de tomar e que você deve continuar a tomar antes da cirurgia.

Avaliação Dental

Embora a incidência de infecção após a substituição do joelho é muito baixa, uma infecção pode ocorrer se as bactérias entram na corrente sanguínea . Para reduzir o risco de infecção , os principais procedimentos odontológicos (como extrações de dentes e trabalho periodontal ) deve ser concluído antes de sua substituição total do joelho cirurgia.

Avaliação Urológica

Pessoas com histórico de infecções urinárias recentes ou freqüentes devem ter uma avaliação urológica antes da cirurgia. Os homens mais velhos com a doença da próstata deve considerar completar o tratamento necessário antes de empreender a artroplastia do joelho .

Planejamento Social

Embora você será capaz de andar de muletas ou um andador logo após a cirurgia, você vai precisar de ajuda durante várias semanas com tarefas como cozinhar, fazer compras , tomar banho e lavar roupa .

Planejamento

Várias modificações podem tornar a sua casa mais fácil de se locomover durante a sua recuperação . Os seguintes itens podem ajudar com as atividades diárias :

• Barras de segurança ou um corrimão seguro em seu chuveiro ou banheira
• Corrimãos seguros ao longo de sua escadas
• Um banco de chuveiro estável ou cadeira para banho
• Remoção de todos os tapetes soltos e cabos
• Um espaço temporário no mesmo andar porque a subir ou descer escadas será mais difícil durante a sua rápida recuperação
Sua cirurgia

Você provavelmente será internado no hospital no dia da sua cirurgia.

Anestesia

Após a internação , você será avaliado por um membro da equipe de anestesia . Os tipos mais comuns de anestesia são anestesia geral ( você é colocado para dormir ) ou espinhal, epidural ou anestesia de bloqueio regional dos nervos
( você está acordado , mas seu corpo está paralisado da cintura para baixo ) . A equipe de anestesia , com a sua entrada, irá determinar qual o tipo de anestesia que será melhor para você .

procedimento

O procedimento em si leva cerca de 1 a 2 horas . Seu cirurgião ortopédico irá remover a cartilagem danificada e osso e , em seguida, posicione os novos implantes de metal e plástico para restaurar o alinhamento e função do seu joelho.

Diferentes tipos de implantes de joelho são utilizados para atender às necessidades individuais de cada paciente .

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

(Esquerda ) Um raio- x de um joelho artrítico severamente . (Direita) A aparência de raio- x de uma substituição total do joelho. Note-se que o espaçador de plástico entre os ossos não aparece em um raio- x .

Após a cirurgia, você será transferido para a sala de recuperação, onde permanecerá por várias horas , enquanto a sua recuperação da anestesia é monitorada. Depois de acordar, você será levado para o seu quarto de hospital.

Sua passagem pelo hospital

Você provavelmente irá permanecer no hospital por vários dias.

Tratamento da Dor

Após a cirurgia, você vai se sentir um pouco de dor , mas o seu cirurgião e enfermeiros irão fornecer medicação para que se sinta o mais confortável possível . Manejo da dor é uma parte importante de sua recuperação . Andar a pé e movimento do joelho começará logo após a cirurgia , e quando você se sentir menos dor, você pode começar a se mover mais rapidamente e obter a sua força de volta mais rapidamente. Converse com seu médico se a dor no pós-operatório tornar-se um problema.

Prevenção do Coágulo

Seu cirurgião ortopédico pode prescrever um ou mais medidas para prevenir coágulos sanguíneos e diminuir inchaço nas pernas . Estes podem incluir a meias elásticas , revestimentos infláveis na perna ( botas de compressão ) , e medicações para afinar o sangue .

Os movimentos do pé e tornozelo também são incentivados imediatamente após a cirurgia para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos das pernas para ajudar a evitar inchaço nas pernas e coágulos sanguíneos.

Fisioterapia

A maioria dos pacientes começar a exercitar o seu joelho um dia após a cirurgia. Um fisioterapeuta vai te ensinar exercícios específicos para fortalecer a perna e restaurar o movimento do joelho para permitir a caminhada e outras atividades diárias normais logo após a cirurgia.

 

 

 

 

Prevenir Pneumonia
É comum que os pacientes tenham respiração superficial no período pós-operatório imediato . Isto é geralmente devido aos efeitos da anestesia , medicamentos para a dor , e o aumento do tempo gasto na cama . Esta respiração superficial pode levar a um colapso parcial dos pulmões ( chamadas de " atelectasia ") que pode tornar os pacientes suscetíveis a pneumonia. Para ajudar a evitar isso, é importante tomar respirações profundas freqüentes. A enfermeira pode fornecer um aparelho de respiração simples chamado espirômetro para incentivá-lo a respirar fundo .

Sua recuperação em casa

O sucesso de sua cirurgia vai depender muito de como você seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico em casa durante as primeiras semanas após a cirurgia.

Tratamento de Feridas

Você terá pontos ao longo de sua ferida ou uma sutura sob a pele na parte da frente do joelho. Os pontos serão removido cerca de duas semanas após a cirurgia .

Evite a imersão em água da ferida até que ela tenha completamente selado e seco. Você pode continuar a enfaixar a ferida para evitar a irritação de roupas ou de apoio meias.

Dieta

Alguma perda de apetite é comum durante várias semanas após a cirurgia. Uma dieta equilibrada , muitas vezes com um suplemento de ferro , é importante para ajudar a sua ferida cicatrizar e para restaurar a força muscular.

Atividade

O exercício é um componente crítico de atendimento domiciliar , especialmente durante as primeiras semanas após a cirurgia. Você deve ser capaz de retomar a maioria das atividades normais da vida diária dentro de 3 a 6 semanas após a cirurgia. Um pouco de dor com a atividade e à noite é comum durante várias semanas após a cirurgia.

O seu programa de atividades deve incluir :

Um programa de caminhada para aumentar lentamente a sua mobilidade , inicialmente em sua casa e depois fora
Retomando outras atividades domésticas normais, como sentar, levantar e subir escadas
Exercícios específicos várias vezes ao dia para restaurar o movimento e fortalecer seu joelho. Você provavelmente será capaz de executar os exercícios sem ajuda, mas você pode ter uma ajuda fisioterapeuta você em casa ou em um centro de terapia nas primeiras semanas após a cirurgia.

Você provavelmente será capaz de retomar a condução quando o joelho se dobra o suficiente para que você possa entrar e sentar-se confortavelmente no seu carro, e quando o seu controle muscular fornecer o tempo de reação suficiente para frenagem e aceleração. A maioria das pessoas retoma a condução aproximadamente 4 a 6 semanas após a cirurgia .

Evitando problemas após a cirurgia

Prevenção Coágulo

Siga as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado para reduzir o risco de coágulos sanguíneos em desenvolvimento durante as primeiras semanas de sua recuperação. Ele ou ela pode recomendar que você continue a tomar a medicação afinamento do sangue que começou no hospital. Notificar o seu médico imediatamente se desenvolver qualquer um dos seguintes sinais de alerta.

Os sinais de coágulos sanguíneos. Os sinais de aviso de possíveis coágulos de sangue em sua perna incluem:

• O aumento da dor na panturrilha
• Dor ou vermelhidão acima ou abaixo de seu joelho
• Aumentar inchaço na panturrilha , tornozelo e pé
Os sinais de embolia pulmonar. Os sinais de aviso de que um coágulo de sangue foi para seu pulmão incluem:

• Falta de ar súbita
• O início súbito de dor torácica
• Dor no peito localizado com tosse

Prevenção da Infecção

Uma causa comum de infecção após cirurgia de substituição total do joelho é de bactérias que entram na corrente sanguínea durante procedimentos odontológicos , infecções do trato urinário , ou infecções de pele. Estas bactérias podem apresentar em torno de sua substituição do joelho e causar uma infecção.

Após a sua substituição do joelho, você deve tomar antibióticos preventivos antes de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que poderiam permitir que bactérias entrem na corrente sanguínea .

Aviso sinais de infecção. Notificar o seu médico imediatamente se desenvolver qualquer um dos seguintes sinais de uma possível infecção de substituição do joelho :

• Febre persistente ( maior do que 37.8° )
• calafrios
• O aumento da vermelhidão , sensibilidade ou inchaço da lesão no joelho
• A drenagem da ferida joelho
• O aumento da dor no joelho com tanto atividade e repouso

Evitar quedas

Uma queda durante as primeiras semanas após a cirurgia pode danificar o seu novo joelho e pode resultar em uma necessidade de nova cirurgia . As escadas são um perigo especial até que seu joelho fique forte e móvel. Você deve usar uma bengala, muletas , andador , corrimãos , ou ter alguém para ajudá-lo até que tenha melhorado o seu equilíbrio , flexibilidade e força.

Resultados

Como o seu joelho é novo , ele é diferente.
Melhoria do movimento do joelho é uma meta de substituição total do joelho , mas a restauração do movimento completo é incomum. O movimento de sua substituição do joelho após a cirurgia pode ser previsto pela amplitude de movimento que você tem em seu joelho antes da cirurgia. A maioria dos pacientes pode esperar para ser capaz de endireitar quase totalmente o joelho substituído e dobrar o joelho o suficiente para subir escadas e entrar e sair de um carro. Ajoelhar por vezes é desconfortável , mas não é prejudicial .

A maioria das pessoas sente alguma dormência na pele em torno de sua incisão. Você também pode sentir alguma rigidez, particularmente com as atividades de flexão excessiva .

A maioria das pessoas também sentir ou ouvir alguns cliques do metal e plástico, com flexão do joelho ou a pé . Este é um normal . Essas diferenças muitas vezes diminuir com o tempo e a maioria dos pacientes acham que elas são toleráveis quando comparado com a dor e limitação funcional que eles experimentaram antes da cirurgia.

Seu novo joelho pode ativar detectores de metais necessários para a segurança nos aeroportos e alguns edifícios . Diga o agente de segurança sobre o seu joelho substituição se o alarme está ativado.

Proteger a sua substituição do joelho

Após a cirurgia , certifique-se que você também faça o seguinte:

Participar de programas regulares de exercícios leves para manter a força adequada e mobilidade do seu novo joelho
Tome precauções especiais para evitar quedas e lesões . Se você quebrar um osso em seu pé , você pode precisar de mais uma cirurgia
Verifique se o seu dentista sabe que você tem uma substituição do joelho. Você deve receber antibióticos antes de toda a cirurgia dental para o resto de sua vida
Veja seu cirurgião ortopédico periodicamente para um acompanhamento de rotina exame e raios-x, geralmente uma vez por ano
Estendendo a vida de seu implante de joelho
Atualmente, mais de 90% de substituição total do joelho modernos ainda estão funcionando bem , 15 anos após a cirurgia. Seguindo as instruções do seu cirurgião ortopédico após a cirurgia e tendo o cuidado de proteger a sua substituição do joelho e sua saúde geral, são formas importantes que podem contribuir para o êxito final de sua cirurgia.

Fonte