Procedimentos e Especialidades > Cirurgia de Joelho > Lesão Ligamento Cruzado Anterior
acl_tear_0-large

Lesão Ligamento Cruzado Anterior

Ligamento Cruzado Anterior ( LCA)

Uma das lesões mais comuns do joelho é a entorse com ruptura do ligamento cruzado anterior.

Os atletas que participam de esportes de alta demanda , como futebol, basquete e handebol são mais propensos a ferir seus ligamentos cruzados .

Se você tiver lesionado seu ligamento cruzado anterior , você pode necessitar cirurgia para recuperar a função total do seu joelho. Isso vai depender de vários fatores, tais como a gravidade de sua lesão e seu nível de atividade .

Anatomia

Três ossos se encontram para formar a sua articulação do joelho : o fêmur, tíbia e rótula (patela ) . Os ossos são ligados a outros ossos por ligamentos . Há quatro ligamentos principais em seu joelho. Eles agem como cordas fortes para manter os ossos juntos e manter o joelho estável.

 

 

 

 

 

 

 

Anatomia normal do joelho, vista frontal

• ligamentos colaterais
Estes são encontrados nas laterais do seu joelho. O ligamento colateral medial está no interior e o ligamento colateral lateral está do lado de fora . Eles controlam oo moviments laterais do seu joelho.

• ligamentos cruzados
Estes são encontrados dentro de sua articulação do joelho. Eles se cruzam para formar um " X " com o ligamento cruzado anterior na frente e o ligamento cruzado posterior atrás. Os ligamentos cruzados controlam o movimento de vaivém de seu joelho.

O ligamento cruzado anterior é encontrado na diagonal no meio do joelho . Ele impede que a tíbia deslize para frente do femur , bem como, fornece estabilidade rotacional para o joelho .

Descrição

Cerca de metade de todas as lesões do ligamento cruzado anterior ocorrem juntamente com danos a outras estruturas do joelho , como cartilagem articular, meniscos , ligamentos ou outros .

As lesões de ligamentos lsão considerados " entorses " e são classificados em uma escala de gravidade .

Grau 1 . O ligamento é levemente danificado em um entorse de grau 1 . Foi um pouco esticado , mas ainda é capaz de ajudar a manter o joelho estável .

Grau 2 . A entorse grau 2 estica o ligamento para o ponto onde ele fica solto . Este é muitas vezes referido como uma ruptura parcial do ligamento .

Grau 3. Este tipo de entorse é mais geralmente conhecido como uma ruptura completa do ligamento . O ligamento foi dividido em duas partes , e a articulação do joelho fica instável.

As rupturas parciais do ligamento cruzado anterior são as ; a maioria das lesões do LCA são totais .

 

 

 

 

 

 

 

 

Causas

O ligamento cruzado anterior pode ser lesionado de várias maneiras:

• Mudar de direção rapidamente
• Parando de repente
• Queda com torção
• Contato ou colisão direta, como uma bola de futebol
Vários estudos têm mostrado que os atletas do sexo feminino têm uma maior incidência de lesão do LCA do que atletas do sexo masculino em determinados esportes . Propôs-se que isso é devido a diferenças no condicionamento físico , força muscular , neuromuscular e controle . Outras causas sugeridas incluem diferenças na pelve e alinhamento de membros inferiores (perna ), maior frouxidão nos ligamentos e os efeitos do estrogênio sobre as propriedades do ligamento .

Sintomas

Quando você lesionar o seu ligamento cruzado anterior , você pode ouvir um "estalo " e você pode sentir o joelho ficar frouxo . Outros sintomas típicos incluem:

• Dor com inchaço. Dentro de 24 horas , o seu joelho vai inchar . Se ignorado , o inchaço e a dor podem resolver espontaneamente . No entanto, se você tentar retornar ao esporte , o seu joelho provavelmente será instável e correrá o risco de causar mais danos à cartilagem amortecimento ( menisco ) do joelho .
• A perda de amplitude de movimento
• Dor na linha articular
• Desconforto ao caminhar

Exames

Exame físico e história do paciente

Durante a sua primeira visita, o seu médico irá conversar com você sobre seus sintomas e histórico médico.

Durante o exame físico, o médico irá verificar todas as estruturas do seu joelho machucado , e compará-los com o seu joelho não lesionado. A maioria das lesões ligamentares pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho.

Exames de imagem

Outros exames que podem ajudar o seu médico confirmar seu diagnóstico incluem:

• Raios-X . Embora eles não mostraram qualquer prejuízo para o seu ligamento cruzado anterior , raios-x pode mostrar se a lesão está associada com um osso quebrado.

• A ressonância magnética ( RM) . Este estudo cria melhores imagens dos tecidos moles, como o ligamento cruzado anterior . No entanto , um MRI geralmente não é necessário para fazer o diagnóstico de um LCA lesionado .

Tratamento

Tratamento de uma ruptura de LCA irá variar , dependendo das necessidades individuais do paciente . Por exemplo, o jovem atleta envolvido em esportes de agilidade provavelmente irá necessitar de cirurgia para retornar com segurança ao esporte. Os menos ativos, geralmente mais velhos , podem ser capazes de retornar a um estilo de vida mais calma , sem cirurgia.

tratamento não cirúrgico

A ruptura de LCA não vai curar sem cirurgia. Mas o tratamento não-cirúrgico pode ser eficaz para os pacientes que são idosos ou têm um nível de atividade muito baixa. Se a estabilidade global do joelho está intacta , o médico pode recomendar opções simples, não-cirúrgicos .

• Órtese . Seu médico pode recomendar uma cinta para proteger o joelho de instabilidade. Para proteger ainda mais o seu joelho , você pode usar muletas para mantê-lo com pouca carga sobre a perna .

• Fisioterapia . À medida que o inchaço vai cedendo, um programa de reabilitação cuidado é iniciado. Exercícios específicos irão restaurar a função do seu joelho e fortalecer os músculos das pernas que o suportam.

Tratamento Cirúrgico

• Reconstrução do ligamento . A maioria das lesões do LCA não pode ser suturado ( costurado ) de volta. Para reparar cirurgicamente o LCA e restaurar a estabilidade do joelho , o ligamento deve ser reconstruído. O seu médico irá substituir o seu ligamento lesionado com um enxerto de tecido.

Os enxertos podem ser obtidos a partir de várias fontes . Muitas vezes, eles são retirados do tendão patelar , que corre entre a rótula e a tíbia . Tendões isquiotibiais na parte de trás da coxa são uma fonte comum de enxertos . Às vezes, um tendão do quadríceps , que vai da rótula na coxa , é usado.
Há vantagens e desvantagens de todas as fontes de enxerto . Você deve discutir opções de enxerto com seu próprio cirurgião ortopédico para ajudar a determinar o que é melhor para você.

A recuperação leva tempo , pode ser de seis meses ou mais antes que um atleta possa retornar ao esporte após a cirurgia.

Procedimento
A cirurgia para reconstruir um ligamento cruzado anterior é feito com um artroscópio através de pequenas incisões . A cirurgia artroscópica é menos invasiva . Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor após cirurgia , menos tempo gasto no hospital, e os tempos de recuperação mais rápidos.

 

 

 

 

 

 

Reabilitação

Se o seu tratamento envolve cirurgia ou não , a reabilitação desempenha um papel vital na obtenção de volta para suas atividades diárias. Um programa de fisioterapia irá ajudá-lo a recuperar a força e o movimento do joelho .

Se você tem a cirurgia , fisioterapia concentra primeiro em voltar para o movimento das articulações e músculos ao redor. Este é seguido por um programa de reforço concebido para proteger o novo ligamento . Este reforço gradualmente aumenta a tensão em todo o ligamento . A fase final da reabilitação visa um retorno funcional adaptado para o esporte do atleta.

Fonte:

GALERIA