Procedimentos e Especialidades > Cirurgia do Ombro > Lesão Manguito Rotador
096_articulacao_ombro

Lesão Manguito Rotador

Lesões do Manguito Rotador

A ruptura do manguito rotador é uma causa comum de dor e incapacidade entre adultos . Em 2008, cerca de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram para os seus médicos devido a um problema do manguito rotador.

Uma lesão do manguito rotador vai enfraquecer o seu ombro. Isto significa que muitas atividades diárias , como pentear o cabelo ou se vestir , pode tornar-se doloroso e difícil de fazer.

Anatomia

Seu ombro é composto por três ossos : o osso do braço ( úmero) , seu omoplata
( escápula ) , e sua clavícula ( clavícula ) . O ombro é uma articulação de esfera e soquete : A bola , ou a cabeça, de seu osso do braço se encaixa em uma soquete rasa da escápula .

 

 

  

 

 

 

Anatomia normal do ombro.

O manguito rotador é composto de quatro músculos que se juntam como tendões para formar uma cobertura em torno da cabeça do úmero. O manguito rotador liga o úmero à escápula e ajuda a levantar e girar o braço.

Existe uma bolsa de lubrificação chamada bursa entre o manguito rotador e o osso em cima de seu ombro ( acrômio ) . A bolsa permite que os tendões do manguito rotador deslizem livremente quando você move o braço. Quando os tendões do manguito rotador são danificados, esta bolsa também pode se tornar inflamada e dolorosa.

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Esta ilustração mostra mais claramente os quatro músculos e seus tendões que compõem o manguito rotador e estabilizar a articulação do ombro.


Descrição

A maioria das rupturas ocorre no tendão do supraespinhoso , mas outras partes do manguito rotador também podem estar envolvidos.

Em muitos casos , as rupturas dos tendões começam por desgaste. Como o dano progride , o tendão pode rasgar completamente , às vezes com levantar um de objeto pesado .

Existem diferentes tipos de rupturas.

Ruptura parcial . Este tipo de dano rasga o tecido mole , mas não completamente.
Ruptura completa . Este tipo de ruptura é também chamado de lesão completa . Divide-se o tecido mole em dois pedaços . Com um rasgo de espessura total , há basicamente um furo no tendão .

A ruptura do manguito rotador na maioria das vezes ocorre dentro do tendão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Causas


Existem duas causas principais da lesões do manguito rotador : trauma e degeneração .

Ruptura aguda

Se você cair para baixo com seu braço estendido ou levantar algo pesado demais com um movimento brusco , você pode romper o seu manguito rotador. Este tipo de rupturas pode ocorrer com outras lesões no ombro , como uma fratura clavícula ou ombro deslocado.

Ruptura degenerativa

A maioria das rupturas são o resultado de um desgaste do tendão que ocorre lentamente com o tempo . Esta degeneração ocorre naturalmente à medida que envelhecemos . Lesões do manguito rotador são mais comuns no braço dominante. Se você tiver uma ruptura degenerativa em um ombro, há um maior risco de uma ruptura do manguito rotador no ombro oposto - mesmo se você não tenha dor neste ombro .

Vários fatores contribuem para as lesões.degenerativas ou crônicas do manguito rotador.

Por esforço repetitivo . Repetindo os mesmos movimentos do ombro pode forçar os músculos do manguito rotador e tendões. Beisebol, tênis , remo e levantamento de peso são exemplos de atividades esportivas que podem colocá-lo em risco de ruptura por overuse . Muitos postos de trabalho e tarefas de rotina podem causar rupturas por overuse .

Falta de vascularização dos tendões. À medida que envelhecemos , o fornecimento de sangue em nossos tendões do manguito rotador diminui . Sem um bom suprimento de sangue, a capacidade natural do corpo para reparar danos tendão é prejudicada. Isso pode levar a uma ruptura de tendão.

Osteófitos . À medida que envelhecemos , osteófitos ( espículas óssea) freqüentemente se desenvolvem na parte inferior do osso acrômio. Quando nós levantamos nossos braços , os esporões geram atrito sobre os tendões do manguito rotador. Esta condição é chamada de impacto do ombro , e com o tempo vai enfraquecer o tendão e tornar mais provável ruptura.

Fatores de Risco

Porque a maioria das lesões do manguito rotador são em grande parte causadas pelo desgaste normal que vai junto com o envelhecimento , as pessoas com mais de 40 estão em maior risco .

Pessoas que fazem levantamento repetitivo ou atividades aéreas também estão em risco de lesões do manguito rotador. Os atletas são especialmente vulneráveis às rupturas pelo uso excessivo , especialmente jogadores de tênis e arremessadores de beisebol . Pintores , carpinteiros, e outros que fazem o trabalho em cima também têm uma chance maior de rupturas.

Embora rupturas causadas por overuse em atividade esportivas ou de trabalho também possam ocorrer em pessoas mais jovens , a maioria das rupturas em adultos jovens são causados por uma lesão traumática , como uma queda.

Os sintomas

Os sintomas mais comuns de uma ruptura do manguito rotador incluem:

• A dor em repouso e durante a noite , especialmente se deitado no ombro afetado
• Dor ao levantar e abaixar o braço ou com movimentos específicos
• Fraqueza ao levantar ou girar o braço
• Crepitação ou estalos sensação ao mover o ombro em determinadas posições
Rupturas que acontecem de repente , como após uma queda, geralmente causam dor intensa. Pode haver uma sensação de estalido e fraqueza imediata em seu braço.

A lesão do manguito rotador pode torná-lo doloroso para levantar o seu braço para o lado.
As rupturas que se desenvolvem lentamente devido ao uso excessivo também causar dor e braço fraqueza. Você pode ter dor no ombro quando você levantar o braço para o lado, ou dor que se move para baixo de seu braço . No início, a dor pode ser leve e presente apenas quando levantar o braço acima da cabeça , como chegar em um armário.
Com o tempo, a dor pode tornar-se mais perceptível em repouso, e não vai embora com medicamentos. Você pode ter dor quando você se deita sobre o lado doloroso à noite. A dor e fraqueza no ombro pode tornar as atividades de rotina, como pentear o cabelo ou alcançar atrás das costas ,mais difícil.

 

 

 

  

 

Exame Médico

História clínica e exame físico

Depois de discutir seus sintomas e histórico médico , o seu médico irá analisar o seu ombro. Ele ou ela irá verificar se se trata de dor, em qualquer área , ou se há uma deformidade. Para medir a amplitude de movimento do ombro , o seu médico terá que mover o seu braço em várias direções diferentes. Ele ou ela também irá testar a sua força do braço .

O seu médico irá verificar se há outros problemas com a sua articulação do ombro. Ele ou ela pode também analisar o seu pescoço para se certificar de que a dor não é proveniente de um " nervo comprimido ", e para descartar outras condições, tais como a artrite.

 

 

 

 

 

Exames de imagem


Outros exames que podem ajudar o seu médico a confirmar seu diagnóstico incluem:

• Raios-X . Os primeiros exames de imagem realizados são geralmente raios-x. Porque os raios X não mostram os tecidos moles do ombro como o manguito rotador, raios-x simples de um ombro com lesão do manguito rotador geralmente são normais ou podem mostrar um pequeno esporão ósseo .
• A ressonância magnética ( MRI) ou ultra-som. Estes estudos podem mostrar melhor tecidos moles, como os tendões do manguito rotador . Eles podem mostrar a ruptura do manguito rotador , bem como onde o corte está localizada dentro do tendão e do tamanho do rasgo . Uma ressonância magnética também pode dar ao seu médico como é a qualidade dos músculos do manguito rotador .

Tratamento

Se você tem uma ruptura do manguito rotador e você continuar a usá-lo , apesar do aumento da dor, você pode causar mais danos. A ruptura do manguito rotador pode ficar maior com o tempo.

Dor crônica no ombro e braço são boas razões para ver o seu médico. O tratamento precoce pode evitar que seus sintomas se agravem. Ele também irá levá-lo de volta à sua rotina normal muito mais rápido .

O objetivo de qualquer tratamento é reduzir a dor e restaurar a função. Existem várias opções de tratamento para uma ruptura do manguito rotador, e a melhor opção é diferente para cada pessoa. Ao planejar o seu tratamento , o seu médico irá considerar a sua idade, nível de atividade, a saúde geral, e o tipo de ruptura que você tem.

tratamento não cirúrgico

Em cerca de 50% dos pacientes , o tratamento não cirúrgico alivia a dor e melhora a função no ombro. Força no ombro, no entanto, não costuma melhorar sem cirurgia.

Opções de tratamento não cirúrgico:

• Repouso. O seu médico pode sugerir descanso e e limitando as atividades gerais. Ele ou ela também pode prescrever uma tipóia para ajudar a proteger o seu ombro e mantê-lo quieto.
• Modificação de atividade . Evite atividades que causam dor no ombro.
• Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides .
• Exercícios de fortalecimento e fisioterapia. Exercícios específicos irão restaurar o movimento e fortalecer seu ombro. Seu programa de exercícios inclui atividades para melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento . Fortalecer os músculos que sustentam o ombro pode aliviar a dor e evitar mais prejuízos .
• Injeção de corticosteróide . Se repouso, medicamentos e fisioterapia não aliviarem sua dor , uma injeção de um anestésico local e uma preparação cortisona pode ser útil. A cortisona é um medicamento anti- inflamatório muito eficaz.

A injeção de cortisona pode aliviar os sintomas dolorosos.

 

 

 

 

 

A principal vantagem do tratamento não cirúrgico é que ele evita os principais riscos da cirurgia , tais como:

• infecção
• rigidez Permanente
• complicações anestésicas
• Às vezes, o tempo de recuperação prolongado

As desvantagens do tratamento não cirúrgico são :

• Nenhuma melhoria na força
• Tamanho de ruptura pode aumentar ao longo do tempo
• As atividades normais estarão restritas

Tratamento Cirúrgico

O seu médico pode recomendar a cirurgia se a dor não melhorar com os métodos não-cirúrgicos . Dor contínua é a principal indicação para cirurgia. Se você for muito ativo e usar os braços para o trabalho de sobrecarga ou esportes, o médico também pode sugerir a cirurgia .

Outros sinais de que a cirurgia pode ser uma boa opção para você incluem:

• Seus sintomas duraram 6 a 12 meses
• Você tem uma grande ruptura (mais de 3 cm)
• Você tem fraqueza significativa e perda de função em seu ombro
• Sua ruptura foi causado por uma lesão recente, aguda
A cirurgia para reparar uma ruptura do manguito rotador na maioria das vezes envolve suturar o tendão na cabeça do úmero (osso do braço ) . Existem algumas opções para reparar lesões do manguito rotador. O seu cirurgião ortopedista irá discutir com você o melhor procedimento para atender às suas necessidades individuais.

FONTE

Fonte

Balestrin