Tratamento com Plasma Rico em Plaquetas- PRP
Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
Durante os últimos anos, muito tem sido escrito sobre o chamado plasma rico em plaquetas ( PRP) e sua potencial eficácia no tratamento de lesões.
Muitos atletas famosos - Tiger Woods, o tenista Rafael Nadal , e vários outros - receberam PRP para vários problemas , tais como joelhos torcidos e lesões tendinosas crônicas. Estes tipos de condições eram geralmente tratadas com medicamentos , fisioterapia ou até mesmo cirurgia . Alguns atletas têm acreditado no PRP para voltar mais rapidamente ao alto rendimento.
Apesar do PRP receber ampla publicidade , ainda há dúvidas persistentes sobre o assunto, tais como:
- O que exatamente é o plasma rico em plaquetas ?
- Como isso funciona ?
- Que condições estão sendo tratados com PRP ?
- É eficaz o tratamento PRP?
Embora o sangue seja principalmente um líquido (chamado de plasma) , também contém pequenos componentes sólidos (glóbulos vermelhos , glóbulos brancos e plaquetas. ) As plaquetas são mais conhecidos por sua importância na coagulação do sangue . No entanto , as plaquetas também contêm centenas de proteínas chamados fatores de crescimento que são muito importantes na cura de ferimentos .
PRP é plasma com muitos mais plaquetas do que o que normalmente é encontrado no sangue . A concentração de plaquetas - e , desse modo , a concentração de fatores de crescimento - pode ser 5 a 10 vezes maior ( ou mais rica ) do que o habitual .
Para desenvolver uma preparação PRP , o sangue deve primeiro ser retirados de um paciente. As plaquetas são separados das outras células do sangue e a sua concentração é aumentada durante um processo chamado de centrifugação . Em seguida, o aumento da concentração de plaquetas é combinado com o sangue restante .
- Como o PRP funciona?
Embora não seja totalmente claro como funciona o PRP , os estudos de laboratório mostraram que o aumento da concentração dos fatores de crescimento em PRP pode, potencialmente, acelerar o processo de cicatrização.
Para acelerar a cura , o local da lesão é tratada com a preparação de PRP . Isto pode ser feito de duas maneiras :
PRP pode ser cuidadosamente injetada no local da lesão . Por exemplo, em tendinite de Aquiles , uma condição comumente visto nos corredores e jogadores de tênis , o tendão do calcanhar pode tornar-se inchado , inflamado e doloroso. Uma mistura de PRP e anestésico local pode ser injetado diretamente no tecido inflamado. Em seguida , a dor no local da injeção pode realmente aumentar durante as primeiras duas semanas, e que pode ser de várias semanas antes do paciente sentir um efeito benéfico .
PRP também pode ser utilizado para melhorar a cicatrização após cirurgia para algumas lesões . Por exemplo, um atleta com um tendão de aquiles completamente rompido pode exigir cirurgia para reparar o tendão. A cura do tendão rasgado pode possivelmente ser melhorada por tratamento da área lesionada com PRP durante a cirurgia . Isto é feito através da preparação de PRP de uma forma especial que permite , na verdade, ser costurados em tecidos rasgados .
- Que lesões são tratadas com PRP ? É eficaz?
Os estudos estão sendo realizados para avaliar a eficácia do tratamento PRP . Neste momento , os resultados destes estudos são inconclusivos devido a eficácia variável da terapia com PRP . Fatores que podem influenciar a eficácia do tratamento PRP incluem:
• A região do corpo a ser tratada
• A saúde geral do paciente
• Se a lesão é aguda ( por exemplo, após uma queda) ou crônica ( uma lesão desenvolvida ao longo do tempo )
Traumatismos dos Tendões crônicas
De acordo com os estudos de pesquisa atualmente reportados , PRP é mais eficaz no tratamento de lesões do tendão crónicas , especialmente cotovelo de tenista , uma lesão muito comum dos tendões na parte externa do cotovelo .
Uma injecção de PRP é usado para tratar o cotovelo de tenista .
Reproduzido com permissão de Allan K. Mishra , MD, Menlo Park , CA.
O uso de PRP para outras lesões do tendão crônicas - como tendinite de Aquiles crônica ou inflamação do tendão patelar no joelho ( joelho do saltador ) é promissor. No entanto , é difícil dizer neste momento que a terapia com PRP é mais eficaz do que o tratamento tradicional de tais problemas .
Lesão Ligamentar Aguda e lesões musculares
Grande parte da publicidade que recebeu com terapia PRP foi sobre o tratamento de lesões esportivas agudas , tais como lesões ligamentares e musculares. PRP tem sido usada para tratar atletas profissionais com lesões esportivas comuns, como músculos isquiotibiais lesionados na coxa e entorses do joelho. Não há nenhuma evidência científica definitiva , no entanto, que a terapia com PRP realmente melhora o processo de cicatrização nesses tipos de lesões.
Cirurgia
Mais recentemente , o PRP foi utilizado durante certos tipos de cirurgia para ajudar a curar os tecidos . Pensou-se primeiro em ser benéfico na cirurgia do ombro para reparar os tendões rompidos do manguito rotador . No entanto , os resultados mostram muito pouco ou nenhum benefício quando o PRP é utilizado nestes tipos de procedimentos cirúrgicos .
A cirurgia para reparar os ligamentos lesados no joelho , especialmente do ligamento cruzado anterior (LCA) é outra área onde PRP foi aplicada. Neste momento, parece haver pouco ou nenhum benefício do uso de PRP neste caso.
Artrite do joelho
Algumas pesquisas iniciais estão sendo feitas para avaliar a eficácia do PRP no tratamento do joelho artrítico . Ainda é muito cedo para determinar se esta forma de tratamento será mais eficaz do que os métodos atuais de tratamento .
Fraturas
PRP foi utilizado de uma forma muito limitada para acelerar a cicatrização de ossos fraturados . Até agora, ele não mostrou nenhum benefício significativo .
Conclusão
O tratamento com plasma rico em plaquetas é uma grande promessa . Atualmente, no entanto, os estudos de investigação para apoiar as reivindicações na mídia ainda estão faltando. Embora o PRP pareça ser eficaz no tratamento de lesões do tendão de crônicas sobre o cotovelo , a comunidade médica precisa de mais evidências científicas para que ele possa determinar se a terapia PRP é verdadeiramente eficaz em outras condições.
Mesmo que o sucesso da terapia PRP ainda seja questionável , os riscos associados são mínimos : pode haver aumento da dor no local da injeção , mas a incidência de outros problemas - infecção , danos aos tecidos , lesões nervosas - parece não ser diferente que uma injeção de cortisona .
Se você está considerando o tratamento com PRP , certifique-se de verificar a sua elegibilidade com sua operadora de seguros de saúde. Alguns planos de podem fornecer o reembolso , mesmo que parcial.
Fonte
plasma-rico-em-plaquetas